segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O Mundo de Sofia... Aquele livro que vale a pena ter na sua biblioteca!

Promessa é divida e olha eu aqui de novo para escrever mais uma matéria para vocês!

Hoje resolvi oferecer uma dica de leitura, coisa que amo fazer nas horinhas vagas, como assim você não gosta de ler?! Acredite quando ler este que vou comentar aqui não vai querer parar, o livro é muito envolvente!

Não sei se alguém conhece o autor Jostein Gaarder (escritor, filho de um casal de professores e intelectual norueguês é autor de romances filosóficos, contos e histórias) - segundo a Wikipédia.


Uma de suas maiores obras é o livro O Mundo de Sofia um romance que, de forma muito natural consegue introduzir a filosofia ao nosso cotidiano.
A narração consegue levantar questões estudadas pelos pensadores de todos os tempos.


E é sobre este livro que resolvi escrever hoje para vocês aqui!

"É sempre tão confortável aconchegar-se lá embaixo, na pelugem macia do coelho, não é? A partir dessa percepção é que Sofia Amudsen, uma menina que começa a receber estranhas cartas anônimas, com perguntas do tipo "Quem é você?", "De onde você vem?" ou "Como começou o mundo?", descobre o quão pouco sabemos sobre este mesmo mundo onde vivemos."

Somos levados a uma viagem pela história da filosofia e percebemos que algo tão distante e misterioso, torna-se importante para nossa existência.

Começamos com Demócrito e sua teoria do “átomo”, Darwin com sua teoria da “evolução das espécies”, passamos ainda por Platão, Sócrates, Tomás de Aquino, Aristóteles, René Descartes, Marx, e muito outros. O que me chamou atenção é a forma como o autor faz com que conheçamos não apenas a biografia destes pensadores, mas também entender da melhor forma o porquê de nossa existência, como cada coisa é da forma como estar, aprender a questionar e não somente aceitar o “porque sim!”, a narração faz com que pensamos diferente sobre tudo o que nos cerca.


E ainda, acredite tem mais, Gaarden ostenta na trama um mistério que nos leva ávidos a querer aprender, entender mais e mais da obra, de quem será que Sofia – protagonista - recebe estas correspondências? Porque deste interesse em ensina-la tanta coisa? Será que ela tem algo de especial escondido em seu passado ou será um acaso?
Perguntas que só serão respondidas quando lerem o livro, admito que seja um tanto extenso, ele contém 500 e poucas páginas, mas é o tipo de obra que quando percebemos acabou!

Espero que tenham gostado da dica, afinal coisas boas devem ser compartilhadas, quem já leu ou já ouviu falar pode comentar aqui e expor sua opinião sobre o livro!

Beijinhos e até a próxima!

“A dúvida é o principio da sabedoria.” – Aristóteles.




2 comentários:

  1. Oi Miga, tinha que comentar afinal esse foi um dos tantos livros que fez parte do nosso passado... ^^
    O mundo de Sofia um dos poucos livros que tenho orgulho de dizer que já li e que gostei e principalmente que me ensinou filosofia melhor que meu professor do colegial....kkkkkk
    Passei em minhas provas e respondi as apostila do governo por conta desse livro... kkkk
    Bom acho que acabei devendo meu passe para o terceiro colegial a ele... kkkkkkkkkkkk
    Mas o mundo de sofia é um livro realmente facinante quem lê ele hoje amanha já nao estara pensado da mesma maneira... Um livro questionador, um livro que sem perceber te faz pensar quem realmente voce é?!
    ObS: Adorei a materia. estarei esperando anciosa para a proxima...

    ResponderExcluir
  2. Ouun Pequena, eu tenho que comentar sim, pois esse livro está na minha mini biblioteca, e é um dos meu tesouros, foi o primeiro livro de "filosofia" que li, e sem dúvidas, ele me fez querer mais e mais seguir essa carreira, é um livro ótimo e nos faz pensar em tudo, acredite podemos sim ler teorias e diálogos de filósofos sem que a leitura seja massante, ainda tem a querida Sofia e o misterioso Alberto que são personagens incriveis, para assim fazer a leitura ficar mais dinâmica, digo mais amor, se você quiser lhe empresto o filme, haha, tem o filme, Parte 1 e Parte 2, é também um dos meus filmes "tesouro". Obrigada por compartilhar conhecimento conosco Tati, seus comentários são ótimos, e tem mais uma aqui para ler as suas matérias, Beijoos *--*

    ResponderExcluir